Sumário

O projecto Comenius "Um lugar extra à mesa: Conhecermo-nos através da alimentação." desenvolve-se ao longo de dois anos lectivos:

-Primeiro ano (2011-2012)

 Serão consideradas as principais refeições típicas do dia (pequeno-almoço, almoço e jantar) para cada um dos parceiros, de seguida, analisaremos os pontos fortes e fracos de cada um (muitas ou poucas calorias, quantidades de gordura, etc.) relacionando o hábito com o ritmo de vida.

O próximo passo será a identificação de alimentos “comuns” como por exemplo, em todos os pequenos-almoços da Europa, e então tentar “criar” um “pequeno-almoço europeu” onde, pelo menos, conste um elemento de cada parceiro.

 

-Segundo ano (2012-2013)

  Aprender mais sobre os hábitos e costumes das diferentes culturas tendo em consideração as comidas realizadas em épocas especiais (festivais religiosos, eventos especiais...) e a comida "proibida" nas religiões dos países parceiros.

"Estar a mesa” é também a tradição de hospitalidade que difere com os costumes e regras de convívio de cada parceiro.

O tema do projecto permite a participação activa das famílias dos alunos não só no ensino, mas também no acolhimento e concepção de pratos tradicionais do seu país.

Um dos produtos finais pode ser um livro de receitas, onde constem as especificidades dos vários parceiros, capazes de criar um novo “europeu” nascido da união de sabores e cheiros diferentes.

Professores Intervenientes:

       Paulo Quitério (Coordenador), Luísa Preto (Sub-coordenador), Anabela Carrasqueira, Elsa Parreira, Esmeralda Guerreiro, Emília Santinha, João Marco, Salete Poeira, Manuela Lúcio, Natércia Madeira, Sandra Ferreira e Sónia Picamilho.

Resumo do projecto

Realizado pela Escola Primária de Pontecorvo (Itália).